O importante papel do Instrutor de Trânsito!
28/07/2024
A Lei nº 12.302, de 2010, regulamentou a atividade de instrutor de trânsito. A aprovação dessa norma foi comemorada por todos os profissionais que atuam na área e que precisavam ter sua atividade reconhecida e prestigiada. Tal regulamentação contribuiu, e contribuirá, para o aumento do nível de segurança no trânsito e para a qualidade dos serviços prestados aos usuários de Autoescolas/Centros de Formação de Condutores.
No último Encontro Ibero-americano, realizado no mês de novembro de 2015 em Brasília/DF, por representantes de Autoescolas/CFCs da região Ibero-americana, foi reforçado o compromisso de que as Autoescolas possam continuar exercendo a sua atividade profissional com respeito às normas vigentes, a seriedade, a transparência, ao profissionalismo e a modernidade de todo o setor.
Nesse evento, foram definidos alguns pilares essenciais para a manutenção, valorização e crescimento de toda a atividade profissional no processo de formação de condutores de veículos automotores, o qual destaco abaixo:
A necessidade urgente da valorização dos Instrutores de Trânsito e Diretores de Autoescola/CFCs, buscando sua continua requalificação e respeito a sua atividade profissional;
Autoescolas melhores estruturadas, tanto da parte física como as características de uma entidade de ensino;
Examinadores de Trânsito mais qualificados e bem preparados, além de uma boa e compatível remuneração profissional, que afaste a possibilidade do desvio de conduta;
Exames teóricos e práticos mais qualificados, com transparência e seriedade em sua aplicação e resultado.
Desta maneira, seguramente teremos um processo de formação de condutores muito mais próximo daquilo que todos nós esperamos e almejamos, e assim, as Autoescolas estarão cumprindo o seu papel de ser mais um instrumento para a preservação de vidas.
Sendo assim, fica evidenciado a importância do Instrutor de Trânsito no aprimoramento do processo de formação de condutores, também se faz necessário a atualização profissional de todos os agentes que atuam no processo de formação de condutores, e quando falamos da atualização profissional, está inserido a necessidade de novas ferramentas pedagógicas e tecnológicas a serem utilizadas no exercício da profissão de Instrutor de Trânsito.
Estamos vivendo um momento – alucinado – de avanços tecnológicos, sob todos os aspectos, especialmente quanto à internet e as redes sociais. E nesse contexto, o Instrutor de Trânsito também deve estar atualizado e “antenado” quanto a essas inovações.